Artigos

Artigos

Se quer ir longe, vá acompanhado

 

A pluralidade de perspectivas sobre temas como religião, política e moralidade frequentemente leva a desentendimentos e tensões; deste modo, lidar com conflitos de forma construtiva acaba se tornando um grande desafio, porém, necessário. Isso porque, a ideia de que "sozinho não se chega a lugar algum" reflete a realidade da interdependência humana e a importância de cultivar relacionamentos saudáveis.


A cooperação e as parcerias são fundamentais para o sucesso em qualquer empreendimento. A habilidade de relacionar-se bem com outros seres humanos além de valiosa, é também vital para o sucesso pessoal, profissional e emocional de cada um.



Leia Mais

Se não for por eles, que seja por você

 

Ainda que de maneira superficial, nós entendemos um pouco sobre o processo de colocar a semente na terra. Embora existam diversos métodos de plantio, algo é certo: não podemos plantar limão e esperar colher manga. A lógica nos diz isso, a menos que algo surreal aconteça!

 

Às vezes, fazemos analogias entre a vida e as plantações, alimentando a ilusão de que podemos colher algo diferente do que plantamos. Mas será que isso é possível?  

Leia Mais

Não existe beco "sem saída"

 

"Charlie Brown Jr. certa vez disse em uma de suas músicas: 'As circunstâncias se tornaram um beco sem saída'.

 

Essa frase me chamou a atenção, pois acredito que um 'beco sem saída' seja um lugar onde muitos já estiveram e não gostariam de retornar. A expressão é comumente usada para descrever uma situação de difícil resolução, quando nos sentimos encurralados diante de um problema.

 

No entanto, se pensarmos literalmente, não há beco sem saída, pois se assim fosse, também não haveria entrada, não é mesmo?


Leia Mais

Quanto mais alta a expectativa, maior a decepção


Eu, você e a maioria das pessoas faz planos para o futuro nas mais diversificadas áreas da vida. E, independentemente do plano, sempre incluímos alguém, afinal, como diz o ditado: “Ninguém chega a lugar nenhum sozinho”.


Normalmente, tudo é meticulosamente planejado em nossa mente. Estabelecemos objetivos, traçamos metas, e até definimos com precisão, o papel de cada um. Mas nem sempre as coisas saem como planejamos. Visto que, para alcançar nossos objetivos, é preciso mais do que apenas planejamento; é necessário foco na execução.


E quando nossos planos não dão certo? 


Inicialmente, surge a frustração, seguida de uma sensação de impotência e desânimo. O próximo passo muitas vezes é fugir da responsabilidade e eleger um culpado.


Leia Mais

Quem somos nós para julgar?

 

É muito interessante como nós, seres humanos, somos propensos a julgar, a tirar conclusões precipitadas em determinadas situações e muitas vezes imaginar certas coisas tendo a certeza de que realmente estão acontecendo. Esse tipo de comportamento traz muitos prejuízos e, muitas vezes provoca estragos irreversíveis.


Podemos afirmar que, às vezes, este tipo de atitude não é intencional e muitas vezes até nos passa despercebido, isso é claro quando somos o autor do julgamento, mas não acontece o mesmo com a pessoa que é por nós julgada.


Quem nunca olhou para um desconhecido e de repente fez uma análise completa de sua personalidade, caráter e comportamento?


Leia Mais

Resenha do filme mãos talentosas

 

Mãos Talentosas retrata a vida de Ben, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de crescer na vida, ou seja, de se tornar um homem bem-sucedido. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamente criticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo.


A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu.


Através do esforço, incentivo e dedicação da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala. Cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo.


 

Leia Mais

O poder do reconhecimento: uma reflexão sobre nossa necessidade de ser valorizado

 

É interessante como tendemos a nos enganar, afirmando que, independentemente do que façamos, não precisamos do reconhecimento de ninguém.  No entanto, quando esse reconhecimento não chega, muitas vezes nos sentimos chateados e até magoados. 


Será que isso acontece porque, sem esse reconhecimento, pensamos que todo o nosso esforço e dedicação foram em vão? Será que não é hora de admitirmos que precisamos, sim, ser reconhecidos? Será que não é hora de assumirmos que o reconhecimento é nosso combustível? E se eu disser que, sem esse combustível, talvez fiquemos estagnados? 

Leia Mais

O melhor dia de nossas vidas

 

Se neste exato momento pararmos e fizermos uma reflexão, será que saberíamos com precisão dizer qual o melhor dia de nossas vidas? 

 

Refletindo sobre essa questão, percebo que identificar com precisão o melhor dia de nossas vidas é um desafio. Para isso, seria necessário entender claramente o que define um dia como o melhor. Lembro-me de uma frase que ouvi há muitos anos: "Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que ontem já passou e o amanhã ainda não existe". Essa frase, que eu costumava escrever em meus cadernos escolares durante a adolescência, sempre me pareceu bela, mesmo que na época eu não compreendesse completamente seu significado profundo.


Leia Mais

Novembro

 

Estamos no mês de novembro. O sol já está quase se pondo e estou sentada próxima a janela que se embaçou com o sopro de uma vida futura e passada.


Quem sou eu? Uma boa pergunta para o leitor que a faz. Chamo-me Rebeca de Souza Mariano Bastos, filha de Mônica Bastos e Edmundo Mariano. 


Uma das coisas que certamente herdei da minha mãe foi a coragem de lutar e vontade de vencer, e do meu pai "cavalheiro da esperança" o desejo de ver meus ideais realizados. 


1993 certamente o início. Cidade pequena, como de costume todos já se conhecem, assim não foi diferente com meus pais. Começaram a namorar quando ela tinha 15 anos, namoraram por três anos, após esse tempo,finalmente se casaram. Um casamento que não era aceito por todos, então decidiram não convidar ninguém, além dos padrinhos, para assistirem o casamento de última hora.


Leia Mais

Inveja: um reflexo da nossa própria insatisfação

 

Inveja, uma palavra pequena, mas com um poder imenso de perturbar aqueles que são dominados por esse sentimento. Ao pesquisar seu significado, percebi que a inveja é o desejo intenso e doloroso de possuir o que pertence a outra pessoa, seja sua felicidade, sucesso ou bens materiais. É um sentimento que se manifesta pela tristeza diante da prosperidade alheia e pela vontade excessiva de possuir o que é do outro.

 

Para mim, essa palavra se resume em uma só: frustração. Pessoas invejosas são, na verdade, indivíduos frustrados que, em algum momento de suas vidas, por alguma razão, não conseguiram alcançar seus objetivos e não foram preparados para lidar com esses resultados negativos.


 

Leia Mais

Nosso poder de decisão

 

Em certos momentos de nossas vidas, nos deparamos com desafios que parecem nos sobrecarregar. Nossas escolhas podem parecer equivocadas, e a vida se apresenta ainda mais difícil. Nestes momentos de incerteza, é natural ansiar por alguém com quem possamos compartilhar nossas dúvidas e inquietações, alguém que nos oriente ou simplesmente nos ouça.

 

A necessidade de sermos ouvido é profunda, mas será que estamos nos abrindo com as pessoas certas? Será que elas estão aptas a nos orientar de maneira adequada?

 

 

Leia Mais

Um Líder Recrutado Por Deus

 

O Líder é o individuo capaz de influenciar pessoas a segui-lo. Há algum tempo vem sendo debatida por muitos estudiosos do conceito de liderança a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? 


Não podemos responder esta pergunta com precisão, o que podemos afirmar é que algumas pessoas desde a infância através de suas características apresentam predisposição para liderança. Mas em relação a Deus estas características pouco influenciam nas suas escolhas, seus líderes são escolhidos de formas diversificadas, não impondo regras em relação à idade, sexo, qualificação ou até mesmo experiência na área. 


Leia Mais

Ser ou não ser, eis a questão

Quem já não ouviu ou até mesmo se questionou a respeito da famosa frase do William Shakespeare? “Ser ou não ser, eis a questão”. Certamente, a frase de ressoa em diferentes contextos e tempos. Muitas vezes nos vemos diante da encruzilhada entre "ser ou não ser", especialmente quando se trata de nossa vida profissional e ambiente de trabalho.

 

Alguns encaram o trabalho como um meio de garantir o sustento, e para eles, desde que o salário seja depositado regularmente, está tudo certo. Entretanto, esse grupo pode não perceber a diferença entre um ambiente de trabalho tumultuado e um ambiente mais tranquilo, tampouco reconhecer as nuances que diferenciam um profissional bem-sucedido de um que não alcança seus objetivos.


 

Leia Mais

Não precisa ser fácil, só precisa ser possível

Desde a infância, é comum fazermos planos para o futuro. Lembramos da época em que, cheios de felicidade, tínhamos vários sonhos e respondíamos prontamente à pergunta: "O que você quer ser quando crescer?" No entanto, ao olharmos para trás, percebemos que muitas das nossas respostas não condizem com nossa realidade atual. Quem nunca sonhou em ser manicure, cozinheiro, policial, professor, médico e, ao crescer, acabou seguindo por um caminho totalmente diferente?

 

Leia Mais

A linha de chegada

Ao chegarmos ao dia 31 de dezembro, é inevitável fazermos uma reflexão sobre todos os acontecimentos que marcaram nossas vidas durante o ano. Nesse momento, estamos suscetíveis a dois tipos de sentimentos: a alegria por termos alcançado tudo o que planejamos ou a frustração por não termos alcançado aquilo que tanto almejamos. Logo, definimos como foi nosso ano. Se tudo deu certo, consideramos o ano muito bom; do contrário, não o consideramos tão bom assim.

 

Para não nivelar nossa vida de forma tão rasa, é importante aprendermos a analisá-la minuciosamente, de modo que não tornemos insignificantes as bênçãos de Deus em nossa vida.

Leia Mais

Aceitando limites


O termo "limite" muitas vezes não é bem recebido por nós, profissionais. Ao ouvi-lo, é comum surgir um sentimento de restrição, de impedimento. E de fato, o limite representa uma linha imaginária que não devemos ultrapassar, regras que precisam ser respeitadas.



Na vida profissional, temos o desejo de inovar, de ter liberdade para agir e colocar nossas ideias em prática. Para os profissionais inovadores, a liberdade é uma mola propulsora.  No entanto, nem todas as empresas estão dispostas a oferecer total liberdade de ação aos profissionais. Por isso, é importante que cada um, independentemente de sua posição na empresa, aprenda a respeitar os limites, pois nem sempre o que queremos é o que a empresa deseja.

 

Leia Mais

Como lidar com as crises

Em momentos de crise, é comum nos questionarmos sobre o porquê de estarmos passando por determinadas situações e, muitas vezes, buscamos culpados. Contudo, é fundamental assumirmos a responsabilidade por nossas escolhas e ações, mesmo quando as circunstâncias são adversas.


Essa é uma situação real que aflige milhares de pessoas diariamente. O que fazer quando as coisas não estão indo bem, quando nada está saindo de acordo o esperado?

Leia Mais

Liberte-se

Algumas pessoas vivem presas em um ciclo de autopiedade, buscando incessantemente o perdão dos outros. No entanto, é preciso aprender a lidar com os próprios sentimentos. O que muitas vezes o aflige não é a falta de perdão por parte dos outros, mas sim a consciência dos erros cometidos. O maior desafio é reconhecer essas falhas em vez de transferi-las para aqueles que ofendemos.

Leia Mais

O ambiente de trabalho e as relações interpessoais

Durante nossa vida profissional, é comum enfrentarmos dificuldades no ambiente de trabalho e, em algum momento, pensarmos em desistir. Se nos perguntassem qual é a maior dificuldade enfrentada em nosso ambiente de trabalho, muitos de nós poderiam apontar para alguém: um colega, um subordinado ou até mesmo um líder. Isso ocorre porque trabalhamos com pessoas, cada uma com suas diferenças. É justamente por causa dessas diferenças que devemos investir nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.

 

O que são essas relações interpessoais?

 

Relações interpessoais referem-se ao relacionamento entre duas ou mais pessoas. Embora não seja fácil, relacionar-se requer esforço, incluindo aceitação, respeito mútuo e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Leia Mais

O poder da comunicação

Muitas vezes, passamos tanto tempo preocupados em alcançar o que não temos que esquecemos de valorizar o que já possuímos. Somos extremamente privilegiados por termos sido presenteados por Deus com a capacidade de comunicação.

 

Talvez as adversidades da vida não nos tenham permitido perceber o quão importante é essa capacidade para nossa sobrevivência neste mundo. Imagine se não pudéssemos nos comunicar com outros seres humanos. Como expressaríamos nossos desejos e necessidades? Como compartilharíamos nossos pensamentos e ideias? Certamente, nossa sobrevivência estaria comprometida.

Leia Mais

Aprendendo a alcançar objetivos com Zaqueu

No capítulo 19 de Lucas, podemos conhecer à história de Zaqueu, um homem de grande riqueza e influência que ocupava o cargo de chefe dos publicanos em Jericó, responsável pela coleta de impostos. Apesar de sua posição, Zaqueu não era bem-visto devido às práticas desleais e abusivas.


Contudo, ao analisarmos a vida de Zaqueu, podemos extrair importantes lições. Apesar de seus defeitos, ele possuía qualidades fundamentais para qualquer grande líder. Sua inteligência era notável, demonstrando habilidades mentais excepcionais para raciocinar, planejar, resolver problemas e, principalmente, aprender.

Leia Mais

O perigo das nossas escolhas

Ao refletir sobre a história de Ló descrita na Bíblia, fiquei profundamente impressionada com as lições aprendidas. Mais uma vez, pude perceber a importância de nos esforçarmos para fazer as escolhas certas, lembrando sempre que, como sabiamente disse Pablo Neruda: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".

 

A vida é realmente feita de escolhas, e nosso objetivo é fazer escolhas que nos permitam alcançar a tão almejada "felicidade". Sabendo da importância dessas escolhas, por que não nos esforçarmos para fazer sempre escolhas que resultem em consequências positivas? Reconhecemos que fazer certas escolhas não é fácil, mas se mantivermos a mente aberta, veremos que algumas delas, por mais difíceis que pareçam no momento, podem nos poupar de problemas futuros.

Leia Mais

Oito passos para alcançar a tão sonhada oportunidade

Deus, o criador do universo, revela-se em todas as coisas e lugares. Recentemente, enquanto observava o mar e alguns surfistas, fiquei maravilhada com a riqueza de ensinamentos que aquela cena proporcionava. As ondas vinham e iam rapidamente, enquanto os surfistas, atentos e ávidos, buscavam não as perder.

 

Por um instante, refleti sobre como as oportunidades em nossa vida são como essas ondas, surgindo e desaparecendo rapidamente. Se não estivermos atentos e preparados, podemos facilmente deixá-las passar, pois, assim como os surfistas, há sempre alguém ao nosso lado desejando pegar a mesma onda. Decidi, então, aprofundar-me nessa analogia e explorar o que podemos aprender com os surfistas.

 

Leia Mais

Conte-me com quem tu andas e te direi quem  és

Quem em algum momento, não foi orientado a se afastar de alguém que não dava bons exemplos? Quem não resistiu dizendo: não é porque fulano se comporta de maneira inadequada, que tenho que fazer o mesmo?

 

Quando refletimos sobre as pessoas que nos cercam, somos levados a reconhecer a profunda influência que exercem sobre nós. Lembro-me das sábias palavras de Karl Marx: "O ser humano é um produto do meio".

Leia Mais

O que fazer quando o barco está afundando?

Quantas vezes na vida não fizemos planos? Sonhamos com empreendimentos grandiosos e almejamos alcançar altos cargos nas empresas. Muitas vezes, com muito esforço e dedicação, conseguimos realizar esses objetivos. No entanto, há momentos em que, de repente, tudo começa a desmoronar e o que levamos anos para construir parece estar prestes a desaparecer.

 

Diante desse cenário, é fundamental questionarmos duas coisas: Por que meu barco está naufragando? O que posso fazer para evitar o naufrágio?

Leia Mais

Protagonista ou figurante?

A vida é algo tão extraordinário, que defini-la seria quase impossível, dada a sua singularidade. Eu a comparo a uma grandiosa e perfeita produção cinematográfica, onde o início se dá através de uma história, escrita pelo melhor autor do universo, Deus. Nessa narrativa, nós somos os protagonistas.

 

Acredito que houve um cuidado especial de Deus, ao escrever cada história, desejando que todas tenham um final feliz, como sua palavra testifica: “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” (Romanos 2:11). Sendo assim, Ele não escolhe um grupo para terminar bem e outro para terminar mal. Então, por que isso acontece?


Leia Mais
Share by: